terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Eu quero ordem na Ordem!

Olá pupilos e pupilas?


Depois de alguns meses afastada do meu blog, estou de volta para a felicidade de alguns e "desespero" de outros! rsrs. Então, hoje vou postar um assunto extremamente intrigante: até onde os advogados devem ir para valorizarem-se realmente? Valorizarem a profissão que abraçou? Pergunto-lhes isso porque passei por um assunto inusitado essa semana. Mas antes vou explicar uma coisa: há pouco mais de dois meses resolvi "prestar serviços" como advogada correspondente. Dessa forma, me associei a vários sites como, por exemplo, o JusBrasil, o LinkedIn, o Advogados Correspondentes, o Juriscorrespondente, enfim, esses sites que "anunciam" a advocacia correspondente e que respeitam o Estatuto. Assim, tenho recebido alguns telefonemas ou até mesmo emails perguntando dos valores que cobro. Respondo a todos da seguinte forma: os valores dependem do caso. Se for para, por exemplo, fazer uma Audiência de Conciliação ou de Instrução e Julgamento estou cobrando entre 500 a 1000 (quinhentos a mil) reais, depende da complexidade do caso. Se for para só tirar uma cópia, cobro UMA URH (R$ 164,72) SEM estarem inclusos, neste valor, os gastos com a cópia, é óbvio, vai que o processo tem uns 10 volumes?!! Eu heim! Bom, voltemos ao caso inusitado. Recebi uma ligação, onde aconteceu o seguinte diálogo com a moça - muito gentil e simpática por sinal:
Moça: - Dra. Edilaine, boa tarde? A senhora mexe com advocacia correspondente? 
Eu: - Boa tarde, sim, eu sou advogada correspondente.
Moça: - Dra. a senhora está cobrando quanto para fazer uma AIJ?
Eu: - Depende da complexidade do caso. Mas em torno de R$ 500,00 a R$ 1.000, conforme determina a tabela da OAB/DF (5 URH).
Moça: - Nooooosssssaaaaa doutora, tudo isso??!!!
Eu: .... (muda)... 
Moça: - É que já liguei para outros advogados aí em Brasília e eles estão cobrando entre R$ 80,00 e R$ 120,00
Eu: ... (muda e pasma)... Pois é, colega.... É lamentável saber que têm colegas que se submetem a tão pouco para "captar" clientes... Não me restam dúvidas, agora, que sou uma advogada que SABE valorizar o SEU trabalho.
Moça: - Tudo bem, doutora. Vou continuar pesquisando e depois eu volto a ligar.
Eu: - Fique à vontade, boa tarde. (desliguei a ligação)

Aí fiquei intrigada com essa conversa... Ao ponto de achar que estava cobrando "preços absurdos" e que, por isso, não tinha ainda conseguido fazer um "serviço de advocacia correspondente"... Dessa forma, liguei para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED)... Narrei o fato e pedi que alguém me "socorresse" e me "orientasse" quanto ao VERDADEIRO VALOR a ser cobrado para um serviço de advocacia correspondente. Resumidamente, a resposta que obtive foi a de que eu estava sendo ética ao cobrar o valor real do serviço, pois a Tabela de Honorários da Ordem tem alguns exemplos de valores. Fiquei com a "consciência tranquila", mas ainda assim sem entender o porquê de "meus colegas" cobrarem preços TÃO baixos!!! Será que eles não sabem que temos uma Tabela a ser seguida??? Que a cobrança de honorários em valores tão ínfimos pode levá-los a responder por um processo disciplinar perante o TED de sua Seccional?! Ora, eu já fui advogada instrutora do TED/OAB-DF por dois anos, então tenho familiaridade com o Estatuto, ao menos suponho isso... Dessa forma, SENHORES COLEGAS ADVOGADOS QUE ESTÃO COBRANDO ENTRE R$ 50 a R$ 120 para fazer Audiência (MUITO MENOS QUE UMA URH!!!) Peço a TODOS A GENTILEZA DE CONSULTAREM A TABELA DE HONORÁRIOS DA SUA SECCIONAL, PARA QUE NÓS - ADVOGADOS DE VERDADE - POSSAMOS SER VALORIZADOS, E OS CIDADÃOS RESPEITADOS! Conforme o novo "slogan" da OAB: ADVOGADO VALORIZADO, CIDADÃO RESPEITADO. Francamente, não passei sete anos entre Graduação, Pós-Graduação e Exame da minha vida à toa!!! Lutei para chegar até aqui. Não valorizar meus serviços seria, além de antiético, uma tremenda SANDICE minha! Como sou, Graças a Deus, uma pessoa "normal", acredito que LOUCOS são os que estão se sujeitando a tão aviltante desrespeito profissional!!! EU QUERO, MEUS CAROS, VALORIZAÇÃO, RESPEITO, DIGNIDADE! Vocês, que estão cobrando preços tão irrisórios para fazer uma Audiência como Advogados Correspondentes, espero que reflitam sobre isso: A palavra valor, etimologicamente provém do latim valere, ou seja, o que tem valor, “custo” (como já havia dito no meu artigo sobre Clonagem)...Assim, espero que algum Presidente da OAB tenha a oportunidade de ler esse meu desabafo e tome as providências cabíveis para acabar com essa DESMORALIZAÇÃO da Advocacia! EU QUERO ordem na ORDEM!!! E podem ter certeza: assim como a Katniss Everdeen virou o Tordo do Distrito 13 (Jogos Vorazes - A Esperança Parte I), EU VIRAREI O TORDO DA ADVOCACIA VALORIZADA!!! Respeitem o meu trabalho, o nosso trabalho, a nossa profissão, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário